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Conceitos Básicos

Dominando os conceitos básicos de copywriting

Neste artigo você vai entender o que significa copywriting, copy e copywriter de uma maneira  direta, simples e clara.

Os primeiros parágrafos dão contam desta minha promessa e com apenas 1 minuto de leitura você já vai estar sabendo conceitos simples e objetivos dos termos citados. Mas caso esteja interessado e tenha curiosidade em se aprofundar um pouco mais, basta continuar a leitura.

Inicialmente é necessário informar que, copywriting, copy e copywriter, são termos originários da língua inglesa e não há uma palavra em português que traduza, literalmente, cada um dos termos. Nesta situação, vou partir para uma interpretação pessoal, ok? Meu critério: manter minha promessa de repassar uma concepção simples e clara.

Copywriting: é a ciência, ação e arte de escrever textos persuasivos com objetivo de fazer a pessoa tomar alguma ação específica.

Copy: é o texto persuasivo

Copywriter: é o profissional especializado em escrever copies.

Tendo cumprido a promessa de conceituar os termos copywriting, copy e copywriter de maneira clara e simples, agora vou explorar um pouco mais o que foi dito sobre copywriting.

Copywriting:

é a ciência” muitos copywriters americanos a consideram uma ciência, pois existe um método para escrever de forma persuasiva. Não basta usar no texto, aleatoriamente, gatilhos mentais, palavras de ação, palavras que expressão sentimentos, emoções, entre outras. Toda a copy é estrategicamente e metodicamente elaborada. Nenhuma palavra ou pontuação aparecem no texto sem ter algum propósito. Não pode haver excessos numa copy. Tudo é feito nos mínimos detalhes, de forma calculada e estratégica.

ação e arte” a palavra ação se refere especificamente a tarefa de escrever, ou seja, colocar no papel as ideias, os pensamentos, os resultados das pesquisas e estudos. No entanto, é necessário que o texto escrito seja persuasivo, criativo, diferenciado e autêntico. Chama-se estas habilidades de arte. Da mesma forma como é possível dominar várias artes, a escrita persuasiva, seus processos e técnicas também podem ser desenvolvidas.

textos” a grosso modo uma copy é um conjunto de palavras. E este conjunto de palavras também é conhecido como: texto. A esta altura você já sabe que um copywriter não cria um texto qualquer e sim um texto escrito de forma persuasiva. Lembrando sempre que este profissional utiliza técnicas e estratégias baseadas em conhecimentos de neuromarketing, marketing, PNL, psicologia e vendas para criar os textos.

persuasivo” muitas pessoas interpretam equivocadamente esta palavra e acabam dando uma conotação negativa, como se fosse sinônimo de manipulação.

Enquanto a manipulação beneficia apenas uma única parte, o manipulador, a persuasão é quando se influencia uma pessoa a fazer algo que seja em beneficio a ambos. Se uma pessoa, por exemplo, tem sérios problemas com baratas em casa, e você tem um sistema que acaba com as baratas, ao vender a sua solução, você estará ajudando ela e, por sua vez, ela estará ajudando você.  Isso é bem diferente da manipulação que utiliza de métodos sem ética para se alcançar um objetivo que só interessa a quem manipula. E nesta condição, o influenciado é manipulado a fazer algo que não concorda.

tomar uma ação” finalmente chegamos ao objetivo primordial de uma copy: fazer a pessoa tomar alguma ação. Geralmente a ação promovida é para que a pessoa compre alguma coisa.  Mas pode ser também, deixar um e-mail de contato, responder um questionário, assinar uma newsletter, fornecer um número de contato, entre outras ações.

Perceba que ao destrinchar a concepção de copywriting você acabou de ter uma noção das atividades, ações, conhecimentos que um profissional da escrita persuasiva deve saber e dominar. E este profissional, como você já sabe, é conhecido como copywriter.

Uma analogia bastante comum que fazem ao copywriter é dizer que se trata de um vendedor atrás de uma máquina de escrever.

De fato, seu recurso principal é uma máquina de escrever, ou melhor, um computador. E através das palavras ele cumpre sua missão de fazer com que a pessoa tome alguma ação. Como costumo ser contrato para elaborar cartas de vendas, prefiro dizer que o copywriter é a pessoa especializada em gerar vendas através das copies. Este também é um conceito bem simples e objetivo, porém focado exclusivamente em gerar ações de vendas.

Por conta de tudo isso, quando foi dito que copy é o texto persuasivo, sucintamente falando, esta ideia está correta. No entanto, como foi possível perceber, copy vai muito além de um simples texto. Poderia um texto simples valer mais de 25 mil dólares? Sim, este é o valor que alguns renomados copywriters norte-americanos como Dan Kennedy, Jon Benson, entre outros, cobram para fazer uma copy. E, pelo que sabe, Gary Halbert foi o copywriter que criou a copy mais bem paga até hoje. Ele recebeu 5 milhões de dólares pela copy que elaborou. Acredito que a partir desses exemplos é possível perceber como uma copy escrita por um profissional vai muito além de um simples texto persuasivo.

Por fim, agora que o termo copywriting foi bem explanado, não há mais como confundir copywriting como Copyright, confusão que já vi muitas pessoas cometerem. Este último se refere ao material que tem proteção por direitos autorais.

Sobre o autor | Website

Sou um profissional especialista em Copywriting e quero ajudar você a atingir em cheio seu público-alvo para que....

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