Scroll Top

Conceitos Básicos

O que é um empreendedor digital?

O público-alvo dos meus serviços de copywriting são os empreendedores digitais. Foi para este tipo de empreendedor que acabei me especializando na área de copywriting. Confira aqui o que se entende por empreendedor digital. Se você for um deles, conte [...]

Antes de apresentar uma concepção de empreendedor digital é necessário estarmos de acordo com a concepção de empreendedor.

A final, o que se entende por empreendedor?

Bom, levando em conta meus anos de estudo sobre a temática, aprendi que o termo empreendedor nasceu na área da economia.

Oficialmente o termo foi aceito em 1803 quando o economista francês Jean Baptiste Say, definiu as fronteiras entre o empreendedor – aquele que assumia riscos – do capitalista – aquele que fornecia o capital.

Apesar disso, tanto a área da Administração, quanto os cientistas da área do Comportamento também contribuíram com suas concepções sobre o que se entende por empreendedor.

Com o passar do tempo, várias outras áreas começaram a se interessar pelo fenômeno do empreendedorismo e, por conta disso, ainda hoje não existe uma exata definição da palavra.

O que se percebe são concepções com forte significado para o lado da gestão e, por sua vez, pela ideia de que empreendedor tem muito a ver com a criação de novos negócios.

Mas considerando a multiplicidade de olhares e para não usar uma abordagem unidimensional, optei por escolher uma concepção holística e que vai além das fronteiras da administração.

Eu utilizo a concepção do experiente professor de empreendedorismo Fernando Dolabela.

Segundo este autor “o empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”.

O próprio autor diz que esta concepção abrange todos os tipos de empreendedor – o que atua na empresa, no governo, no terceiro setor, seja na posição de empregado, seja na de dirigente, autônomo ou proprietário, pois toma o empreendedor como uma forma de ser, independente da área em que possa atuar.

Compreendido isso, agora temos um bom embasamento para conceituar o empreendedor digital.

Partimos do princípio de que o empreendedor pode atuar nas mais diferentes áreas e atividades.

Considerando a concepção apresentada, vimos que todo empreendedor precisa ter um sonho. Este é o ponto de partida.

O segundo passo é procurar realizar o sonho. No caso do empreendedor digital, ele vai utilizar a internet como principal veículo para criar e oferecer um infoproduto as pessoas.

Seu infoproduto quando disponibilizado de forma online vai gerar transformações na vida das pessoas que fizerem uso dele. É nesse momento, ou seja, quando as transformações ocorrerem na prática, que o empreendedor sentirá que seu sonho foi realizado.

Como recompensa por impactar e transformar vidas, o empreendedor digital pode ser recompensado financeiramente ou não.

Suas recompensas são consequências de todo trabalho que teve para criar, gerenciar e compartilhar valor as pessoas.

Estas diferentes ações ocorrem fundamentalmente mediadas pela internet e, por sua vez, caracterizam um trabalho que pode ser realizado em qualquer lugar que disponibilize acesso a internet.

Outra característica básica é a liberdade do empreendedor administrar o próprio horário para desempenhar as atividades.

Os riscos e os custos envolvidos na criação do seu infoproduto, também são bem menores do que qualquer outro tipo de negócio.

É muito importante também que o empreendedor digital conheça bem as ferramentas digitais e todo tipo de estratégias, plataformas e assessórios digitais para que seu sonho se realize.

Tendo fundamentado e esclarecido esses aspectos é possível considerar o empreendedor digital como:

o indivíduo que tem um sonho e procura transformar seu sonho em realidade fazendo uso da internet, veículo que vai servir para ele criar, gerenciar e compartilhar infoprodutos que cause transformações na vida das pessoas”.

Esta é a minha concepção de empreendedor digital e também exemplifica o tipo de empreendedor que me identifico e escolhi para ajudar com meus serviços de copywriting.

Quero ressaltar que também considero empreendedores digitais os consultores, os coaching, os professores e demais profissionais que se identificam com meu conceito de empreendedor digital apresentado acima. Se você se considera um deles, estamos juntos!

Sobre o autor | Website

Sou um profissional especialista em Copywriting e quero ajudar você a atingir em cheio seu público-alvo para que....

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.